25 a 40% das crianças em idade pediátrica têm perturbações de sono. É essencial que a criança tenha bons hábitos de higiene do sono, prevenindo dificuldades na aprendizagem, no crescimento e no desenvolvimento. Com isso, são evitadas complicações futuras que um sono insuficiente pode causar na vida adulta.
O que é a higiene do sono? É um conjunto de hábitos e rotinas que se estabelecem para que um indivíduo tenha uma qualidade de sono adequada e na quantidade desejada.
Consequências, a curto prazo, de uma criança que não dorme bem:
Distúrbios na modulação do humor e dos afetos;
Irritabilidade /birras; maior reatividade emocional; humor variável; perda do controle emocional;
Perturbação da função neuro-cognitiva: Falta de atenção / distração;
Incapacidade de concluir tarefas;
Diminuição da flexibilidade do pensamento;
Diminuição do raciocínio abstrato;
Perturbação da memória;
Alteração do comportamento:
Sonolência diurna
Agressividade e Impulsividade / hiperatividade
Alteração motora:
Diminuição da destreza
Aumento de lesões acidentais e quedas frequentes
Aprendizagem:
Fraco rendimento escolar
Comportamento:
Hiperatividade e défice de atenção
Alterações orgânicas:
Alteração da função endócrina
Alteração da função imunológica
Alteração do metabolismo do açúcar (glicose)
Obesidade
Hipertensão arterial
Psicológicas:
Ansiedade, depressão e perturbação da vida familiar: Aumento do risco de depressão materna/paterna assim como o acréscimo do risco de disfunção familiar.
O que eu sinto:
Enquanto mãe e profissional, sinto os pais e cuidadores, principalmente desta nova geração, muito ansiosos e stressados com um bebé ou uma criança que dorme mal. Este tipo de situações gera muitas disfunções familiares. A grande questão é que os pais acham e querem que os seus filhos sejam independentes a comer, a brincar, a vestir… Mas no que diz respeito ao sono todos acham que os seus bebés precisam da sua presença! Mas eles podem e devem ser também ensinados a ser independentes no sono.
Os pais estão exaustos, não têm tempo para o casal e tão pouco para usufruir de uma fase tão boa como é ter um novo membro na família e ter oportunidade de o ver crescer e ser educado de acordo com as necessidades da sua família.
É um trabalho que não é fácil. As “minhas” mamãs são umas super mamãs, fazendo de tudo para que os bebés durmam bem e sejam independentes. Ajudem os vossos filhos a serem independentes na hora de dormir e eles serão mais independentes noutras tarefas, igualmente.
BONS SONHOS!
Farmacêutica Joana Costa