A mudança de estação pode ter um impacto na saúde mental de algumas pessoas, especialmente aquelas que sofrem de transtornos de humor, como o transtorno afetivo sazonal (TAS). O TAS é um transtorno de humor que está relacionado à mudança de estação, em que os sintomas depressivos ocorrem durante as estações mais escuras e frias do ano, como o outono e o inverno.
Os sintomas do TAS podem incluir tristeza, fadiga, aumento do apetite, ganho de peso, irritabilidade, insónia, dificuldade de concentração e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas. Esses sintomas podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas e, em casos graves, levar ao suicídio.
Além do TAS, a mudança de estação também pode afetar outras condições de saúde mental, como a ansiedade e o stress. Algumas pessoas podem sentir mais ansiedade ou stress durante a transição entre as estações, especialmente se houver mudanças significativas no clima ou no ambiente. No verão mais agitado e no inverno mais deprimidos e maníacos.
As causas da depressão sazonal, devem-se às mudanças de produção de duas substâncias no nosso organismo: a serotonina e a melatonina.
Para lidar com os efeitos da mudança de estação na saúde mental, é importante a procura de ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudar no diagnóstico e no tratamento do TAS e de outras condições de saúde mental relacionadas à mudança de estação. Além disso, existem estratégias que podem ajudar a minimizar os sintomas, como a prática de exercício físico, a exposição solar, a meditação e mindfulness.