Que a época balnear terminou é certo e sabido.
Longe se encontram os anúncios promocionais das marcas de protetores solares a relembrar a importância do uso destes produtos tão essenciais aquando da exposição solar.
Mas então, e agora, no outono e inverno? O que faço ao protetor solar que terminou?
Bem, se ainda não sabe, já lhe vou adiantar: o protetor solar não é para guardar para o ano seguinte. E isto porquê? Duas razões muito simples:
· Primeiro: sendo o protetor solar um produto cosmético, tem prazo de validade. Normalmente depois de aberto, a validade será de 12 meses, no entanto, em alguns casos, poderá ser de apenas 9 meses ou até 6 meses.
· Segundo, e ainda mais importante: a proteção solar é um passo muito importante e, como tal, deverá ser realizado durante todos os dias do ano. O sol também existe no outono e no inverno e, embora escondido por nuvens escuras, está presente, assim como os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e cancro cutâneo, e os raios UVB, responsáveis por vermelhidão e queimaduras solares.
Se ainda não adicionou à sua rotina a aplicação de protetor solar, saiba que este é fundamental, principalmente no rosto, que é a área que está exposta durante todo o ano. Este passo deverá ser o último da sua rotina de cuidados de pele. Se aplicar maquilhagem poderá aplicar por cima da mesma, a fim de garantir a sua proteção adequada. Outro erro muito comum consiste em não aplicar a quantidade de produto suficiente. Sabia que para o rosto e pescoço deveremos utilizar uma colher de chá cheia de protetor solar? Contudo, ninguém vai buscar a colher de chá na hora de se cuidar, não é verdade? Uma forma mais fácil de medir a quantidade de produto será preencher três dedos.
Assim, tem a certeza que está devidamente protegido e poderá sair de casa sem preocupações. Não se esqueça que, com este passo de segundos, está a cuidar da sua pele e, sobretudo, da sua saúde.
Vamos lá tirar o protetor solar do armário?
Sara Carvalho, Licenciada em Farmácia e Pós-graduada em Cosmetologia Avançada