O reiki constitui um sistema de cura através da imposição das mãos. É uma terapia complementar que atua no domínio emocional, espiritual, mental e material. O reiki não é religião, aceita qualquer religião e pode ser aplicado em qualquer pessoa, de qualquer idade (bebês, crianças, adultos e idosos).
O reiki pode complementar (não substituir) todos os tipos de tratamentos e terapias, quer sejam de medicina tradicional ou terapias alternativas, ampliando os efeitos positivos dessas técnicas sem nenhuma contra-indicação. Esta terapia também pode ser aplicada em pessoas saudáveis para a promoção da saúde. O nosso corpo não é só constituído pela pele, órgãos e células, ele também é constituído por energia.
Os chakras fazem parte do nosso sistema energético e trabalham em conjunto com o nosso corpo físico. Cada chakra está ligado a uma das 7 glândulas endócrinas e, por isso, tem uma interação direta com o nosso corpo físico. Se os chakras estiverem desequilibrados o nosso ?corpo físico, mental e emocional também estará. Devido ao stress e ao desgaste diário, a energia fica saturada. O reiki ajuda a renovar essa energia e a equilibrar os chakras potenciando uma sensação de leveza e bem-estar.
Os principais benefícios do reiki são:
– Fortalecer o organismo, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças;
– Ajudar a diminuir o stress, ansiedade, depressão, baixa autoestima, ataques de pânico, fadiga, náuseas e insónias;
– Promover o relaxamento, conforto e tranquilidade;
– Tornar a pessoa mais auto-consciente e atenta;
– Ajudar a reduzir as dores crônicas;
– Limpar o nosso campo energético, alinhando os chakras e melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo.
Assim, o Reiki tem sido um grande aliado da Medicina e tem vindo a ganhar presença nos Hospitais de vários países incluindo em Portugal.
Enfermeira Flávia Amorim