A adolescência é um período de transição e desenvolvimento que traz consigo vários desafios. Estes são alguns dos mais comuns:
1. Mudanças físicas e hormonais: Durante a adolescência ocorrem mudanças significativas no corpo de cada jovem, tais como o desenvolvimento dos órgãos sexuais, o crescimento em altura e a puberdade. Estas mudanças podem ser desconfortáveis, tanto a nível físico como emocional.
2. Pressões sociais e busca de identidade: Os adolescentes enfrentam pressões sociais diárias para se ‘encaixarem’ e serem aceites pelos seus pares. Procuram constantemente pela sua identidade pessoal e muitas vezes experimentam diferentes grupos sociais, estilos de vida e valores. Esta busca de identidade pode ser bastante desafiadora e levar a conflitos internos e externos.
3. Alterações emocionais e psicológicas: Neste período ocorrem mudanças ao nível do desenvolvimento emocional de cada jovem e os adolescentes podem experimentar flutuações de humor, irritabilidade, intensidade emocional e conflitos com os pais e/ou figuras de autoridade. Um adolescente está continuamenre a aprender a lidar com as suas emoções, da melhor forma que consegue, e a desenvolver competências de auto-regulação.
4. Pressões académicas e tomada de decisões a nível ‘profissional’: Os adolescentes enfrentam ainda pressões académicas à medida que avançam no seu percurso educativo. Nesta fase passam a ter de lidar com expectativas académicas, tomadas de decisão ‘profissionais’ para a futuro, bem como outras questões, o que pode gerar stress e ansiedade.
5. Relacionamentos interpessoais: Durante a adolescência os relacionamentos com amigos, familiares e pares tornam-se mais complexos. Há que aprender a estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, a lidar com conflitos, a desenvolver competências de comunicação e a saber estabelecer limites.
6. Autoestima e imagem corporal: A construção da autoestima e da imagem corporal é uma preocupação comum durante a adolescência, uma vez que estes jovens podem enfrentar pressões externas para se adequarem a padrões de beleza e podem ter dificuldade em aceitar os seus corpos em desenvolvimento.
É importante lembrar que estes desafios podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, o apoio emocional, a comunicação aberta, o incentivo à procura de ajuda profissional, quando necessário, e o estabelecimento de limites claros, são fundamentais para os ajudar a navegar por esses desafios de forma saudável e construtiva. Na Clínica Alfa Saúde estamos ao seu dispor, com profisisonais especializados, para vos ajudar a gerir estes desafios enquanto indivíduos e família!